61% dos Bitcoins estão nas mãos de baleias cripto

Concentração de 61% dos Bitcoins nas mãos de grandes investidores revela desequilíbrio no mercado e potencial de crescimento no varejo.

Conteúdo

Grande parte dos Bitcoins está concentrada nas mãos de investidores que possuem vastas fortunas em ativos digitais. Um recente relatório da CryptoQuant, empresa de análise de dados no mercado de criptomoedas, revela que 61% de todos os Bitcoins em circulação estão sob o controle desses gigantes do setor.

A CryptoQuant utilizou o indicador “UTXO Value Bands” para examinar a distribuição de todas as saídas de transações não gastas (UTXOs) por valor. Essa métrica permite identificar os principais e pequenos participantes no mercado de criptomoedas e seus respectivos ativos.

Os números apresentados mostram que os principais investidores de Bitcoin, de fato, detêm uma parcela significativa do mercado:

Os “golfinhos” (100-500 BTC) e os “tubarões” (500-1.000 BTC) juntos representam 29,57% do mercado, ou seja, esses investidores de médio porte concentram uma quantidade considerável de Bitcoins. Enquanto isso, as “baleias” (1.000-5.000 BTC), “jubartes” (5.000-10.000 BTC) e “megabaleias” (>10.000 BTC) somam 31,57% do mercado. A CryptoQuant destaca a importância desses participantes gigantes no cenário das criptomoedas.

Perigo para o equilíbrio?

Essa concentração de Bitcoins traz implicações relevantes para o setor. O mercado torna-se mais suscetível às ações dos grandes players, que podem causar oscilações significativas no preço da criptomoeda ao realizarem compras ou vendas de grandes volumes de Bitcoins.

Por outro lado, uma parcela menor do mercado, aproximadamente 38,86% de todos os Bitcoins, está distribuída entre os pequenos investidores. A CryptoQuant vê nesse cenário uma oportunidade para o crescimento do varejo:

“Isso pode sugerir que as criptomoedas ainda são um instrumento de investimento de nicho, e há potencial para maior crescimento e maior participação de investidores de varejo”

Afirma a empresa.

Quanto à distribuição dos endereços de Bitcoin, as carteiras mais ricas, que controlam 31,57% do mercado, somam apenas 4.151 unidades. Isso indica que, apesar da crescente popularidade das criptomoedas, os grandes players ainda são relativamente poucos em número.

Comentários

Regras de uso dos comentários:

  • Comentários de novos usuários serão liberados apenas manualmente em até 24 horas.
  • Usuários já registrados, poderão enviar comentários automaticamente.
  • Não é permitido ofensas, racismo, palavrões ou qualquer tipo de conduta imprópria.
  • Não é permitido envio de links externos.
Seguir
Me notifique quando
guest
0 Comentários
Recentes
Antigos Populares
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários