O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, apresentou na Game Developers Conference (GDC) deste ano a visão “unificada” da empresa para o metaverso, afirmando que ele “tem que ser aberto” em vez de ser “mais um jardim murado”.
Durante o discurso de abertura do evento State of Unreal 2023, a empresa compartilhou o que está incluído no Unreal Engine 5.2 em um vídeo de demonstração, além de revelar o novo Unreal Editor para Fortnite e que o Unreal Marketplace, Sketchfab, ArtStation Marketplace e Quixel Bridge serão combinados em um novo mercado 3D unificado chamado Fab, entre outros anúncios.
Sobre o metaverso
Falando ao Gamesindustry.biz, Sweeney afirmou que o metaverso “está acontecendo de verdade” e que a indústria de jogos representa o “lugar perfeito” para um ecossistema aberto porque, de acordo com o criador de Fortnite, “não há uma empresa predominante que possa ditar os termos”.
“Há três empresas de consoles bastante fortes e cerca de uma dúzia de editoras que têm seu próprio ecossistema que também são bastante fortes. E então você chega rapidamente à conclusão de que cada uma delas ficará melhor conectando seus serviços a um sistema aberto [e] fazendo parte de uma economia aberta em vez de se limitar à sua própria base de usuários”.
Ele acrescentou que o metaverso é “muito mais atraente” para os jogadores se a maioria de seus amigos da vida real também fizer parte dele, dizendo que o metaverso trata de “experiências do mundo real com amigos do mundo real” e não como “nos velhos tempos, quando você jogava com estranhos aleatórios na Internet”.
De acordo com o artigo, a visão da Epic para o metaverso não inclui NFTs e blockchain, pois não estão interessados nessas tecnologias, afirmando que “tivemos propostas de NFTs, propriedade verdadeira e metaverso… Você não precisa disso para o metaverso. Funciona. Robux, V-Bucks. Eles são bons [como estão]”.
“Se simplesmente construirmos isso em um ambiente aberto, as empresas poderão viver com base em seus méritos. Gostamos muito disso porque temos um histórico de vencer com base nos méritos quando temos a chance e estamos extremamente frustrados com mercados como o iOS, onde você simplesmente não pode criar uma Epic Games Store para o iOS porque a Apple diz ‘Você não pode competir conosco’!”
Apple pode ser uma ameaça
No entanto, o CEO teme que, embora quase todos os desafios possam ser eventualmente resolvidos, ele pensa que a Apple poderia ser a maior ameaça para sua visão do metaverso, acreditando que “eles vão tentar esmagar o metaverso ou extrair todo o lucro dele”.
Ele enfatiza que o segundo maior fabricante de telefones móveis estará “totalmente dominando” o metaverso “se puder usar seu poder de mercado e hardware para fazer isso. Então estamos lutando contra isso”.
Sobre a Game Developers Conference
A Game Developers Conference (GDC) é um dos principais eventos da indústria de jogos eletrônicos, realizado anualmente nos Estados Unidos. A conferência reúne desenvolvedores, produtores, distribuidores, editores, profissionais de tecnologia, acadêmicos e jornalistas que trabalham na indústria de jogos eletrônicos.
O evento tem como objetivo proporcionar um espaço para compartilhamento de conhecimento, networking e divulgação das últimas tendências e inovações da indústria de jogos eletrônicos.
A GDC é famosa por suas palestras, painéis e workshops que tratam de diversos temas relacionados à indústria, além de contar com exposições de jogos e tecnologias. A conferência acontece em São Francisco, na Califórnia.