Se você está antenado no portal, você deve ter visto a publicação feita uns dias atrás falando sobre o novo gerador de NFTs chamado “Bicasso” criado pela Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, que funciona com uma inteligência artificial (IA).
O sistema é uma ferramenta de geração de imagens, semelhante a outras plataformas de arte de IA, como o DALL-E. Os usuários podem fazer upload de uma imagem ou digitar prompts criativos que gerarão uma imagem sob medida criada por IA.
Até aqui tudo certo, nada de extraordinário, o que surpreendeu mesmo é que o gerador de NFTs atingiu o limite de cunhagem de 10.000 NFTs em apenas 2,5 horas após o lançamento.
De acordo com os dados iniciais do teste beta limitado, 9.909 usuários criaram pelo menos um NFT durante o teste beta. As imagens eram parte do teste do projeto e não estão disponíveis para revenda.
Arte criada por IA’s
A arte generativa é um novo arquétipo no mundo da arte, tendo sido total ou parcialmente desenvolvida através do uso de um sistema autônomo de criação.
A Binance parece estar explorando essa tendência emergente com sua nova plataforma “Bicasso”. No entanto, alguns usuários podem ter ficado desapontados por perderem a cota de 10.000 dos testes beta. A exchange acrescentou que aqueles que perderam a cota ainda podem se inscrever na lista de espera para usar a versão completa.
O mundo dos NFTs está em constante evolução e a Binance está claramente se adaptando para atender às demandas do mercado. A tecnologia IA está sendo cada vez mais utilizada em vários setores, incluindo a arte. Será interessante ver como a Binance continuará a desenvolver a plataforma “Bicasso” no futuro próximo.
Repercussão
Quem usou ficou entusiasmado por partilhar as suas criações no Twitter, é o caso da usuário @JessicaFord111.
É possível ver diversos exemplos de criações buscando a hashtag #Bicasso no Twitter.
Binance lança inteligencia artificial que gera NFTs
A Binance apresentou a plataforma Bicasso durante a semana como noticiado pelo onGames.
A plataforma ainda está em fase beta e disponível apenas para alguns usuários que vão avaliar o sistema e fornecer feedbacks para melhorias.
Para utilizar o Bicasso, basta fazer o upload de uma imagem com a descrição de como o NFT será. A plataforma transforma a foto em um NFT conforme a descrição.
Alguns especialistas em criptomoedas afirmam que a Web3 e a IA ainda são muito incipientes. Ainda assim, a ferramenta é prática e torna mais fácil para qualquer pessoa criar a sua própria coleção de NFTs.
A integração da tecnologia de IA com o mundo da web 3.0 é uma tendência crescente no mercado de criptomoedas. A plataforma Bicasso pode encontrar casos de uso entre os artistas e colecionadores de NFTs, que têm demonstrado grande interesse no mercado.