Desde quando foi lançado, os NFTs cresceram muito e se tornaram ativos de muito valor no mercado. A principal razão para tamanho crescimento foi as massivas divulgações que coleções digitais receberam por celebridades na internet.
Um exemplo bom disso foi o caso da personalidade da mídia, Kim Kardashian, quando ela promoveu em junho de 2021 o token cripto EthereumMax (EMAX) para seus 330 milhões de seguidores no Instagram. De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Kardashian violou a disposição anti-divulgação da Lei de Valores Mobiliários ao não divulgar os US$ 250.000 que recebeu pela promoção.
Lutador divulga coleção de NFT falsa a seus seguidores
O caso mais recente é o do lutador Dillon Danis que foi enganado pelo Youtuber Coffeezilla para divulgar uma coleção de NFT falsa para seus seguidores.
Por meio de sua conta no Twitter, o lutador fez a publicação solicitado que seus seguidores entrem no site da coleção “sourznft“, mas em nenhum momento ele deixou claro que aquela postagem não passava de um anúncio, levando a crer que a recomendação da coleção era uma indicação pessoal do lutador e não algo que ele ganhou para fazer.
Segundo Coffeezilla, o lutador ganhou $1000 para fazer a divulgação.
Com experimentos como esse se torna claro que não podemos confiar em ninguém que indique qualquer produto na internet. É muito fácil conseguir pessoas que possuem um certo grupo de seguidores divulgando ativos duvidosos na web e você pode acabar caindo em um golpe.
No caso da coleção falsa “sourznft”, o Youtuber deixou claro que nada de ruim aconteceu com os usuários e que o botão “Mint Sourz”, que seria o botão de criação de um novo NFT da coleção, apenas direcionava os usuários para uma nova página explicando o ocorrido.