A startup israelense Alsomine realizou uma pesquisa com 341 pessoas entre novembro e dezembro de 2022 para entender melhor o que os consumidores de NFTs realmente querem.
Segundo a pesquisa da Alsomine, os NFTs que oferecem benefícios e utilidade real para os consumidores são os mais atrativos.
No entanto, a falta de informações e a dificuldade em acessar NFTs sem ter que aprender sobre criptomoedas ou mudar seus hábitos de compra são barreiras a serem superadas.
Ainda há barreiras para a adoção dos NFTs
Segundo a pesquisa, os novos usuários exigem acesso fácil e simplificado aos NFTs, incluindo a possibilidade de comprar sem ter que abrir uma carteira digital separadamente ou usar criptomoedas.
Quando se trata do preço, os NFTs devem oferecer um valor semelhante a outras ofertas fora do espaço digital Web3.
A pesquisa também destaca a tendência das empresas Web2 se voltarem para NFTs como uma forma de oferecer experiências exclusivas e valiosas para seus usuários.
A coleção de NFTs da Tiffany & Co é um exemplo disso, pois oferece aos titulares do CryptoPunks NFT o direito de transformar seu NFT em um pingente personalizado com pedras preciosas e diamantes.
Embora seja uma oferta cara, ela se alinha às expectativas para produtos semelhantes oferecidos fora do espaço NFT. A pesquisa da Alsomine destaca a necessidade de tornar os benefícios dos NFTs mais acessíveis e atraentes para usuários veteranos e novos.
NFTs dominam mercado em 2022 e gera bilhões
Apesar das barreiras, segundo um relatório publicado pelo DappRadar, o mercado de NFT gerou US$ 24,7 bilhões em volume de negociação orgânico, o que representa uma leve queda em relação aos US$ 25,1 bilhões registrados em 2021. No entanto, o aumento no número de compradores e nas vendas indica uma resiliência impressionante do mercado em 2022.
Em comparação ao ano anterior, o número de traders únicos aumentou 19,75%, chegando a um total de 6,9 milhões. Esse aumento sugere que o mercado de NFTs tem atraído um novo conjunto de participantes, o que é um bom sinal para o futuro do setor.
Além disso, as vendas de NFTs aumentaram 67%, totalizando 107 milhões em 2022.