Uma startup de Santa Catarina lançou uma clínica de atenção primária à saúde (APS) no metaverso, permitindo que pacientes sejam atendidos virtualmente em um ambiente que simula um ambulatório. O atendimento ocorre através de um avatar individual, e os médicos podem se conectar ao metaverso para atender pacientes de qualquer lugar do mundo.
A plataforma foi desenvolvida em parceria com a startup Metaverso e tem como objetivo promover uma experiência diferenciada aos pacientes e profissionais, agregando valor à APS Digital e ao cuidado com as pessoas.
Clínica virtual oferece atendimento médico personalizado através do metaverso
A startup catarinense AsQ, especializada em saúde para empresas, lançou uma inovadora clínica de atenção primária à saúde (APS) no metaverso.
A clínica virtual simula o espaço físico de um ambulatório, com recepção, sala de espera, consultórios e equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. O atendimento ocorre através de um avatar individual, possibilitando que pacientes compartilhem resultados de exames com os médicos e consultem de forma virtual.
Os médicos e profissionais da saúde podem se conectar ao metaverso para atender seus pacientes de qualquer lugar do mundo, utilizando dispositivos com acesso à internet, como computadores ou smartphones. A consulta médica é agendada por um aplicativo, e o paciente acessa o espaço virtual com seu avatar.
A criação da clínica digital foi desenvolvida em parceria com a startup Metaverso e deve funcionar como uma extensão da clínica digital já existente, segundo o CEO da AsQ, André Machado Júnior.
“O objetivo aqui é promover uma experiência diferenciada ao paciente e aos profissionais por meio da interação entre pessoas que não estão presentes fisicamente. Isso agrega valor à APS Digital e, principalmente, ao cuidado com as pessoas”
afirma.
A clínica no metaverso também permite que os dados dos pacientes fiquem armazenados de forma unificada no prontuário eletrônico. Com isso, é possível monitorar a saúde das pessoas a longo prazo, identificar tendências e tomar medidas preventivas antes que uma doença se desenvolva.
Guilherme da Rosa Paranhos, CEO da Metaverso Startup, destaca que o ambiente da clínica pode ser customizado de acordo com as necessidades do paciente, tornando a experiência ainda mais personalizada.
“Essa possibilidade proporciona às pessoas uma experiência mais confortável e segura durante consultas, exames e procedimentos”, diz.