Teste aponta que 48% das pessoas cairiam em uma pirâmide

Quase 50% da população ainda estão propensos a caírem em algum esquema de pirâmide financeira, aponta teste realizado pela CVM e ANBIMA.

Conteúdo

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) realizaram uma iniciativa educacional para alertar a população sobre os perigos das pirâmides financeiras.

De acordo com as instituições, quase 50% das pessoas cairia em um golpe de investimento.

A iniciativa consistiu na criação de um site que oferecia investimentos falsos aos cidadãos. O modelo seguiu os mesmos passos que as pirâmides normalmente utilizam para atrair clientes, como oferecer um produto inovador, palavras-chave marcantes e altos retornos mensais.

Ao clicar na página, o usuário era redirecionado para um texto educativo promovido pela CVM e pela ANBIMA, que alertavam sobre os riscos e como se prevenir contra esse tipo de golpe.

O objetivo não era apenas educar a população

O objetivo do site, contudo, não era apenas educar a população, já que ele também registrava cada clique que os usuários davam na página, atraídos pela oferta “imperdível” de investimento.

A página ficou no ar entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023 e obteve 884.949 visitas. Desse total, 48,8% clicaram nos botões da página inicial que indicavam a intenção de investir nos produtos.

Ao fazer isso, os visitantes eram levados a uma página educativa, alertando sobre os riscos e orientando sobre ciladas e formas de prevenção.

“Os resultados mostram que as pessoas ainda estão vulneráveis a ofertas enganosas e golpes já conhecidos e que sempre têm as mesmas características. A primeira linha de defesa é sempre buscar informações isentas sobre produtos financeiros e, além disso, cultivar um ceticismo saudável quando nos deparamos com ofertas que parecem ser muito boas para serem verdade. Geralmente não são mesmo”

Afirma Marcelo Billi, Superintendente de Educação da ANBIMA.

Como identificar uma pirâmide financeira

Uma pirâmide financeira é um esquema fraudulento de investimento que atrai novos investidores prometendo altos retornos financeiros em um curto período de tempo. No entanto, esses retornos são provenientes apenas do dinheiro dos novos investidores, e não de qualquer investimento ou atividade legítima.

Para identificar uma pirâmide financeira, é importante ficar atento a alguns sinais de alerta, como:

  1. Promessas de retorno financeiro muito altas em pouco tempo;
  2. Recrutamento constante de novos investidores;
  3. A necessidade de recrutar novos investidores para ganhar dinheiro;
  4. Investimento obrigatório para participar do esquema;
  5. Ausência de um produto ou serviço real que justifique os altos retornos prometidos;
  6. Falta de transparência sobre como o dinheiro dos investidores está sendo investido.

Caso você suspeite que está sendo convidado a participar de uma pirâmide financeira, é importante não investir seu dinheiro e denunciar a atividade para as autoridades competentes, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Polícia Federal.

Comentários

Regras de uso dos comentários:

  • Comentários de novos usuários serão liberados apenas manualmente em até 24 horas.
  • Usuários já registrados, poderão enviar comentários automaticamente.
  • Não é permitido ofensas, racismo, palavrões ou qualquer tipo de conduta imprópria.
  • Não é permitido envio de links externos.
Seguir
Me notifique quando
guest
0 Comentários
Recentes
Antigos Populares
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários