Brandon Riley, um trader de NFTs, passou por um pesadelo ao cometer um erro que fez uma parte substancial de seu patrimônio líquido desaparecer.
Riley era o orgulhoso proprietário do CryptoPunk #685, pelo qual havia pago a impressionante quantia de 77 ETH, o equivalente a US$ 135.000 ou cerca de R$ 700mil no momento da compra.
No entanto, Riley acidentalmente enviou a peça cobiçada de arte digital para um endereço de burn, o que significa que agora é impossível recuperá-la.
Em seu perfil no Twitter, ele explicou que estava tentando fazer um processo com o NFT em uma plataforma de empréstimos, onde ele poderia ganhar 7% de juros como resultado.
“Eu estava tão focado em seguir as instruções exatamente, que cometi um erro e destruí um terço do meu patrimônio líquido em uma única transação”
Escreveu ele.
Riley admitiu que, por não ser um desenvolvedor, estava muito pouco familiarizado com o funcionamento do contrato e deveria ter percebido que algo estava errado.
“A realidade é que, por ser tão pouco familiarizado, deveria ter tido outra pessoa para dar uma olhada. Em retrospectiva, é muito fácil ver todos os erros que cometi”
Acrescentou.
Ele ainda incentivou seus seguidores a terem cuidado para não acabarem na mesma situação.
“Este é realmente um erro devastador para mim. Mas eu fiz isso sozinho, e não é culpa de ninguém além de mim mesmo. Tanto a beleza quanto a maldição da auto-guarda”
Afirmou.
Este é um problema que vale a pena refletir
Seja em criptomoedas ou NFTs, os entusiastas sempre foram instigados a manter seus ativos fora das exchanges.
“Sem chaves, sem Bitcoin” é o mantra.
Esta abordagem ganhou ainda mais significado após as falências chocantes da FTX, Voyager e Celsius, que começaram com a suspensão das retiradas e agora milhões de pessoas estão bloqueadas fora de seus fundos.
No entanto, apesar dos avanços nas carteiras de hardware, que agora são mais intuitivas de usar, proteger economias pode ser técnico, arriscado e extremamente estressante.
Se você perder o acesso a uma chave privada, não há um número de atendimento ao cliente que você possa ligar para ser reunido com seus ativos digitais.
E isso é algo que muitos consumidores do dia a dia desejam e esperam – uma rede de segurança que poucos estariam dispostos a abandonar.
A lição que podemos tirar disso tudo é que é importante tomar cuidado e buscar ajuda especializada sempre que necessário para evitar cometer erros que possam levar a perda de ativos valiosos.