A startup Nodle anunciou o lançamento de um recurso que permite aos usuários transformar qualquer imagem da galeria do celular em um NFT geolocalizado, facilitando o acesso ao mercado de NFTs.
NFTs geolocalizadas a partir do celular democratizam acesso ao mercado
A Nodle, uma startup de tecnologia que constrói uma rede descentralizada utilizando o poder dos smartphones, está democratizando o acesso de seus usuários ao mercado de NFTs (Token Não-fungíveis) com o lançamento de um recurso que transforma qualquer imagem da galeria do celular em uma NFT geolocalizada.
O aplicativo permite que artistas, criadores de conteúdo, colecionadores, investidores, fotógrafos, jornalistas e usuários comuns “mintem” suas imagens ou fotografias diretamente da galeria do celular.
O novo recurso possibilita a criação de coleções com certificados únicos via criptografia e a entrada no mercado que movimentou no primeiro trimestre de 2023 19,4 milhões em vendas, representando um aumento de 8,56% em relação ao último trimestre de 2022, de acordo com o relatório da DappRadar, e promete um crescimento de 48,4% anualmente até 2028.
Carolina Mello, Diretora de Marketing da Nodle, destaca que a ferramenta está disponível para profissionais diversos e que a empresa está trabalhando para adicionar mais opções de personalização aos usuários, incluindo a possibilidade de transformar vídeos curtos em NFTs no futuro.
Para criar uma NFT com a Nodle, o usuário deve baixar o aplicativo oficial e criar uma carteira. Em seguida, basta clicar no menu NFT, selecionar uma opção de pagamento e escolher a opção “Mintar sua NFT”. O usuário pode tirar uma foto nova ou escolher uma imagem da galeria, adicionar descrição opcional e finalizar o processo.
Afinal, o que são os NFTs?
Os NFTs são uma forma revolucionária de representar ativos digitais, que permitem aos artistas e criadores de conteúdo ter mais controle sobre suas obras e criar novas formas de monetização.
De forma simples, NFT é a sigla para "Non-Fungible Token", que significa "Token Não-Fungível" em português. Como dito antes, é uma forma de representar ativos digitais de maneira única e exclusiva, utilizando a tecnologia blockchain para garantir a autenticidade e a propriedade desses bens.
Os NFTs são diferentes de outros tipos de tokens, como criptomoedas, porque cada um é único e não pode ser substituído por outro de igual valor. Isso significa que, ao contrário de moedas como o Bitcoin, que são intercambiáveis, os NFTs têm um valor intrínseco e uma história específicas.
Ainda é cedo para prever qual será o impacto a longo prazo desta tecnologia, mas certamente será algo a se observar com atenção nos próximos anos.
Te convidamos a ler nosso artigo especial "O que é NFT? Como funciona e para que serve um NFT em 2023" falando sobre o mercado de NFT e as possibilidades para o futuro da tecnologia.