A Yuga Labs, uma das maiores empresas de NFTs do mundo, anunciou que irá entrar no mercado de NFTs em Bitcoin via Ordinals, com o lançamento do projeto TwelveFold.
Os Ordinals são como os NFTs, mas sem smart contracts, o que os torna mais rígidos e difíceis de manobrar em comparação aos NFTs baseados em contratos inteligentes. Apesar disso, a Yuga Labs acredita que a novidade trará uma camada de legitimidade para um mercado já bastante aquecido.
O projeto TwelveFold terá uma edição limitada de 300 peças e consistirá em peças gerativas que “representam um projeto de arte completo”, segundo a Yuga Labs. A empresa também afirmou que o projeto não terá outras utilidades e não estará relacionado a nenhum dos projetos Ethereum da empresa.
Embora o futuro dos Ordinals ainda seja incerto, a entrada da Yuga Labs nesse mercado pode chamar a atenção dos principais gastadores de NFTs, devido à limitada oferta em comparação com outras coleções de NFTs da empresa. Com isso, o mercado de Ordinals do Bitcoin pode ter um futuro promissor e desconhecido, assim como foi com os NFTs em seus primeiros dias.
Adoção de NFTs na rede Bitcoin dispara com a Ordinals
O mês de fevereiro de 2023 marcou a entrada triunfal dos NFTs na rede Bitcoin com a tecnologia dos Ordinals que tem movimentado altas taxas para os mineradores do ecossistema.
Mesmo marcada como uma tecnologia não interessante para a moeda digital por maximalistas do Bitcoin, a adoção da novidade segue chamando atenção de colecionadores.
Nos últimos dias, a coleção Bitcoin Punks emitiu pela primeira vez 10 mil NFTs na maior blockchain do mundo. As taxas pagas para incluir NFTs em blocos do Bitcoin ultrapassam 600 mil dólares e favorecem mineradores.
Até o fim de janeiro de 2023, menos de 5 mil dólares haviam sido gastos por colecionadores de NFTs para incluir suas artes na rede do Bitcoin, utilizando a tecnologia Ordinals. No entanto, até o meio de fevereiro, mais de 630 mil dólares foram gastos para incluir os ativos colecionáveis na maior blockchain.
Os mineradores ganharam um valor extra para validar transações que registram os NFTs, que crescem em ritmo acelerado nos últimos dias. Além disso, o tamanho dos blocos válidos tem excedido os 2 megabytes, ao mesmo tempo em que cresce a adoção dos Ordinals, o que tem chamado atenção da movimentação na rede.
O futuro dos NFTs na rede Bitcoin ainda é incerto, mas a adoção dos Ordinals vem demonstrando que a novidade tem ganhado cada vez mais espaço entre os colecionadores de arte digital.